terça-feira, 13 de dezembro de 2011

15.



Dos perfumes...


Era sábado, dia de ir à casa de Marília, como de costume.
Daniel vestiu a camiseta preta que havia comprado na C&A, dividindo o pagamento em três vezes no cartão. Calçou os sapatos, olhou-se no enorme espelho que sua mãe lhe dera, fazendo poses modelares para ver se estava bom assim... Estava. Tomou outro banho de perfume e saiu incensando toda a casa. Também, Marília falava o tempo inteiro que amava aquele seu cheiro, e que ele fazia com que ela, ao fechar os olhos, se imaginasse deitada em um campo repleto de flores silvestres, com borboletas coloridas voando para lá e cá, e abelhinhas zunindo inofensivas, e isso e aquilo... Depois ela o abraçava, como se quisesse empurrá-lo para dentro de si, seu ramalhete de flores colhidas, arranjado de miosótis, papoulas, alfazemas, centaureas, malmequeres, margaridas, crisântemos...
Vinte minutos depois, trânsito bom, chegaria, com sua moto Honda 250 cilindradas, à casa da moça, no bairro universitário de Castelo Branco, em João Pessoa. Ela, porém, estranhamente, ainda não havia chegado.
Tudo bem, Dona Nice; eu espero.” Disse à mãe de Marília, que não estava nem um pouco tranquila com a demora da filha, e com “essa droga que telefone que ela não atende”.
Horas depois, depois de uma dezena de telefonemas, a notícia: Marília havia sido atropelada por um motoboy. Este, na sua irresponsabilidade e por seu medo, negou-lhe qualquer socorro; sumiu sem deixar vestígios. O corpo, agora identificado, aguardava a família no Hospital de Emergência e Trauma, na Avenida Orestes Lisboa, sem número.
A mãe da morta desmaiou; o pai amaldiçoou a todos os motoboys de João Pessoa, e do Mundo; e Daniel, desde então, não suporta mais o cheiro daquele perfume que Marília tanto amava. Sua fragrância agora tem, para ele, o cheiro acre da morte e dos dias tristes, da dor inominável, da angústia indescritível, e da saudade sem jeito.
Não é estranho que os cheiros nos tragam tantas imagens, e tantas recordações?


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...