quarta-feira, 11 de abril de 2012

55.






Da estupidez do estúpido



Um homem vendia vasos na praça, e os anunciava como os melhores e mais bem acabados de todos os tempos, em todo o mundo. “Verdadeiras obras de arte”, dizia.
– Às vezes quero rir do tolo, o deslumbrado sobre si e sobre a sua obra, considerada superior a todas as outras, menores. Mas, não! Deixemos o tolo em seu lugar; digo a mim mesmo. Afinal, também o louco carece da sua loucura. Quanto aos que se excedem, vejo-os acertando os seus próprios narizes nos postes, e as suas caras nos muros, e as suas testas nas pedras do meio-fio. Ainda assim, e apesar de tudo, cortejo o silêncio limpo e dourado. Ah, meus amigos! – Zaratustra disse –, é preciso ver o abutre sobre a carcaça e, contra uma falsa piedade, pensar também na fome do abutre. Ah, meus amigos!, é preciso acreditar que as hienas não riem nem por loucura e nem por paixão, mas por uma naturalidade que às condiciona ao normal que é sobre tudo, sem interpretações ou alegorias. É preciso, enfim, amar a dignidade de quem não aponta dedos afirmativos que vociferam bem deleitosos: eu não disse?!
– Mas, ancião – alguém questionou –, não nos dissestes que a modéstia é a máscara do idiota que, em troca de uma virtude que desconhece, age e fala como os idiotas?
– Sim! – outro criou coragem e se juntou a esse –, e que essa mesma modéstia é uma humildade hipócrita, através da qual o mais capaz pede perdão por ter os méritos e as qualidades que os outros não têm.
– Na verdade, e quando falava assim, era no espírito de outro mestre. O mesmo que acreditava que a solidão é a sorte dos espíritos excepcionais. E eu vos pergunto: quem é que reconhece um espírito excepcional sem que seja, ele mesmo, um espírito excepcional?
A partir daí ninguém comentou mais nada; nem Zaratustra.  



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...