segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Romantismo, idealismo e inconsciente

1.

A Volúpia (voluptas) fantasia-se de amor romântico, porque o uso limpo dos órgãos reprodutores não é romântico, e nem bonito. Entram aí os mecanismos da conquista, e o romantismo que, fundamentado no idealismo, faz com que alguns, em suas cândidas demonstrações de amorou a procura de um amor ainda não tão “demonstrado candidamente” –, dêem flores. Uma rosa, quando oferecida, é um convite ao coito, à procriação. A rosaou outra flor qualquer que seja mais que um botão, e ainda o próprio – é a figura simbólica da vulva que, como a flor, é potencialmente fértil de frutos e de vida.

“Por muito desinteressada e ideal que possa parecer a admiração por uma pessoa amada, o alvo final é na realidade a criação de um novo ser [...]. Que uma criança seja gerada, é esse o alvo único, verdadeiro, de todo romance de amor, embora os namorados não dêem por isso: a intriga que conduz ao desenlace é coisa acessória”18.

2.

Ora, “para atingir o seu fim”, que é a geração de um novo indivíduo, é “necessário que a natureza engane o indivíduo com alguma ilusão”19. E a ilusão é promessa de uma felicidade, de um prazer sem dor. Mas isso não pode ser assim. Tanto não pode que, Léon Bloy, numa crítica ácida a Musset, diz: “‘Quero amar, mas não quero sofrer’, põe imbecilmente na boca de uma de suas heroínas, o imbecil Alfred de Musset.’ (‘E.’ – II, p. 90).20” Prazer (voluptas) e dor (dolon) são os dois tons que formam o acorde chamado “emoção” (affectus, ou passio). Como reza a tradição filosófica, principalmente a epicurista, o prazer nem sempre pode ser associado à felicidade (eudimonía, felicitas). O prazer está mais ligado à condição temporal de satisfação, ao passo em que a felicitas, pelo menos no seu sentido mais profundo, diz respeito a uma satisfação plena, duradoura, que deseja-se eterna – como aquela que Santo Agostinho disserta no seu De beata uita. Mas, em Schopenhauer: “Todas as paixões amorosas da geração presente não são, portanto, para a humanidade inteira, senão a séria meditatio compositionis futuræ, e qua iterum pendent innumeræ generationis. [...] É sobre este grande interesse que repousam o patético e o sublime do amor, os seus transportes, as suas dores infinitas que os poetas há muitos séculos não se cansam de representar em exemplos sem número”21.

Continua...

18 SCHOPENHAUER, 1993, p. 55.

19 SCHOPENHAUER, 1993, p. 51.

20 LÉON BLOY apud FARIA, Octávio de. Léon Bloy. Rio de Janeiro: Gráfica Record Editôra, 1968. p. 165. (Col. Profestas do Mundo Moderno).

21 SCHOPENHAUER, 1993, p. 54-5.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...